Desenvolvimento Pessoal

5 sinais de que você está dando muito poder para pessoas negativas.

negativa
Tudo Inverso
Escrito por Tudo Inverso

Algumas pessoas podem acabar afetando demais a nossa vida com sua energia negativa. Veja como mudar isso!

Você já esteve tão incomodado pelo comportamento de alguém a ponto de passar noites em claro pensando nessa pessoa? Você já se percebeu reclamando sobre o mesmo colega de trabalho todos os dias?

Pessoas negativas deveriam ocupar o menor espaço em nossa vida, contudo, seu comportamento tóxico pode facilmente tomar mais nosso tempo e energia do que merecem.

Se você está trabalhando ao lado de um murmurador constante ou lidando com um chefe excessivamente crítico que insiste que seu trabalho nunca é bom o suficiente, eles podem causar estragos na sua vida se você não tomar cuidado.

Aqui estão cinco sinais de que você está dando muito poder para pessoas negativas em sua vida:

1.      Você fala muito sobre elas.

Expor suas insatisfações a respeito de alguém não ameniza a sua raiva. Pelo contrário, pesquisas mostram que isso alimenta ainda mais o “fogo”. Quanto mais você fala sobre os hábitos irritantes de uma pessoa, seu mau comportamento ou comentários ofensivos, mais poder e influência essa pessoa terá sobre você. Além disso, cada minuto que você gasta reclamando sobre alguém são 60 segundos da sua vida que você devota para a negatividade desse indivíduo. Você deveria gastar esse mesmo tempo falando sobre assuntos mais proveitosos e positivos.

2.      Você pensa nelas quando elas não estão por perto.

Alimentar pensamentos sobre o mau comportamento de alguém ou repetir inúmeras vezes a mesma conversa, dá à pessoa negativa poder sobre sua mente. Quanto mais tempo você gastar pensando nelas, mais tempo elas terão de você. Só o fato de temer e tentar a qualquer custo evitar uma interação futura com essa pessoa negativa, já dá poder a ela. Qualquer esforço que você faça em relação a essa pessoa, até mesmo a fim de evitar o contato, será um desperdício de tempo e energia.

3.      Você permite que eles limitem sua vida.

Dizendo coisas do tipo, “minhas festas de família são arruinadas sempre que meu irmão vai” ou “Eu nunca vou gostar do meu trabalho enquanto meu chefe estiver aqui”. Isso permite que pessoas negativas limitem sua vida. Observe a si mesmo com sinceridade e veja o quanto de impacto uma pessoa pode exercer sobre você. Generalizações e previsões pessimistas podem se transformar em profecias auto-realizáveis se você não tomar cuidado.

4.      Você permite que elas controlem suas emoções.

Ficar frustrado ou com raiva com um comportamento inadequado de outra pessoa é normal. Mas não é saudável você permitir isso controlar e alterar o seu estado emocional. Talvez uma pessoa negativa pode fazer com que você demore horas para se acalmar e fazer seu estômago se contorcer só de pensar nelas. Fortes reações emocionais e fisiológicas são um sinal de que elas estão tendo um impacto muito grande em sua vida.

5.      Você permite que elas influenciem negativamente o seu comportamento.

Estar cercado por muita negatividade pode te levar a um “se não pode vencê-los, junte-se a eles.” Por exemplo, se as pessoas com as quais você convive tem o hábito de mentir, você pode se sentir obrigado a ser igual apenas para ser bem recebido e deixar que suas emoções sejam moldadas pelo grupo ao qual pertence.

No entanto, não importa o que você faça, se isso não estiver alinhado com seus valores pessoais intrínsecos, você está dando poder demais para pessoas tóxicas em sua vida.

Como recuperar o controle

Há algumas formas de recuperar seu controle e se blindar de pessoas negativas. Mesmo se você não puder manter distância dessas pessoas, você pode definir limites saudáveis e impedi-los de drenar sua força mental.

Escolha focar em coisas mais produtivas na sua vida. Comprometa-se a lidar com suas emoções de uma maneira saudável.E decida concentrar-se no que você pode controlar: seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.


Fonte
Texto de Amy Morin, originalmente publicado no site Psychology Today. Traduzido e adaptado por Tudo Inverso.

Sobre o autor

Tudo Inverso

Tudo Inverso

Interpretando a vida onde a vida acontece.